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MensagemEnviado: 01 Fev 2009, 23:36 
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A) Exterior:

Opcional: Apenas para aqueles que tiverem oportunidade de ver o carro quando ele chegar na Autorizada:

01. Comece a inspeção do carro logo que ele for tirado do caminhão cegonha. O carro vem com o capuz protegido com um grande adesivo branco. No pára-choque dianteiro terá uma espuma colada no lugar da placa e no pára-choque traseiro terá uma espuma colada no centro, na direção da placa. Nas portas tem protetores contra batidas. As soleiras de inox têm adesivos protetores transparentes azuis. Todos os acabamentos pretos brilhante do interior também têm adesivos transparentes. As colunas internas plásticas (cor clara) estarão protegidas com adesivo transparente. Todos os bancos estarão ensacados com plástico, havendo também uma película sobre o carpete. Nos vidros e teto de vidro você achará etiquetas adesivas com códigos de barra, sendo que no vidro triangular logo a frente da porta dianteira haverá uma etiqueta maior com o numero do chassi (VIN) e a data de fabricação do carro. As rodas estarão sem os acabamentos cromados dos parafusos e sem as calotinhas de centro.

Para os demais:

02. Verificar o estado geral do carro, para constatar a integridade da carroceria e da pintura. É muito comum que carros importados tenham pequenos danos, como leves amassados ou riscos, ou mesmo manchas na pintura, fruto de retoques mal feitos para os eventuais reparos de danos no transporte (navio, cegonha, porto, pátio da fábrica, pátio da concessionária, etc). Esta é a hora de verificar estes problemas e não aceitar carro com este tipo de defeito. Na hora de vender seu carro usado no futuro, certamente isto irá te trazer problemas e você terá dificuldades para explicar a origem destes danos para o futuro proprietário.
03. Verifique o alinhamento das portas, do capuz do motor e da tampa do porta-malas. Não deve haver folgas desproporcionais e nem partes salientes.
04. Confira a presença de todos os emblemas e logotipos externos. Na tampa traseira há a inscrição C4 e Citroen, além do Chevron central. Se o seu carro for um Grand C4 Picasso, deverá haver uma pequena placa colada no vidro lateral do porta-malas com a inscrição "exclusive”. O C4 Picasso não tem isto, pois a versão importada para o Brasil é a VTR.
05. Verifique a identificação do chassi em todos os vidros. Também há uma etiqueta colada com o número do chassi na coluna da porta dianteira direita.
06. Examine o pára-brisa. Procure por possíveis trincas. Todos os carros da linha C4 têm o pára-brisa muito grande o que pode deixá-lo sensível a trincas.
07. Verifique a calibragem dos pneus. A calibragem correta dos pneus está anotada em um adesivo colado ao batente da porta do motorista. Procure usar sempre a calibragem recomendada pelo fabricante, mesmo que você troque as rodas originais por outras de diâmetro diferente. Se for trocar as rodas, dê preferência para as rodas originais Citroen (Resolfen 17” ou Atacama 18”).
08. Verifique a presença das coberturas cromadas dos parafusos das rodas, bem como das calotinhas de centro com logo da Citroen cromado.
09. Verifique as lanternas traseiras e os faróis. Sujeira ou vapor em seu interior pode indicar que há alguma infiltração. Atenção para possíveis trincas nos vidros dos faróis de neblina abaixo do pára-choque (Grand C4 Picasso).
10. Confira todas as lâmpadas: faróis, lanternas e indicadores de direção (inclusive nos retrovisores). Verifique o break-light. Veja o funcionamento das luzes de cortesia abaixo dos retrovisores. Também lembre-se de testar o funcionamento do desligamento temporizado dos faróis quando fechar o carro.

B) Compartimento do motor.

01. Verificar o nível do óleo, da água do limpador de pára-brisa, da água do radiador, do óleo da direção hidráulica e do fluido de freio. Verifique a presença e a integridade de todas as tampas.
02. Verifique o estado geral do compartimento do motor, se estiver com aspecto sujo, questione a concessionária. O motor deve estar limpo e seco.
03. Procure por vazamentos. Não pode haver manchas de óleo ou qualquer outro fluido.
04. Fazer uma verificação geral dos parafusos e encaixes. Não pode haver sinais de uso de chave ou qualquer outro sinal de que foi mexido. Afinal é um carro zero quilômetro.

C) Porta-malas:

01. Confira a presença o triângulo de segurança. Infelizmente ele não tem lugar de ser guardado e normalmente fica solto no porta-malas em uma embalagem de plástico branco. Triângulo e extintor não são obrigatórios na Espanha, onde o C4 Picasso e o Grand C4 Picasso são fabricados. Estes itens são colocados no carro somente quando ele chega no Brasil. Infelizmente muitos carros são entregues aos clientes sem estes itens, que são obrigatórios pela lei brasileira. Sem eles, você sera’ multado.
02. O estepe do carro fica do lado externo, embaixo do porta-malas. Verifique se está presente e bem fixado. É um estepe com roda de aço e com largura bem menor que as rodas originais de liga leve.
03. O Grand C4 Picasso deve vir com uma rede para prender pequenos objetos. Normalmente ela vem solta no porta-malas ou dentro do porta-objetos direito do porta-malas. Verifique a integridade da mesma e dos 4 ganchos plásticos.
04. Verifique a presença, funcionamento e integridade da cobertura retrátil do porta-malas (Grand C4 Picasso). Solicite uma demonstração de como funciona e quais posições podem ser usadas, tendo em vista que é uma coisa bem chata de mexer e fácil de danificar ou rasgar a lona retrátil.
05. Verifique a integridade e fixação da cobertura rígida do porta-malas do C4 Picasso. Verifique e presença das 2 cordinhas para fixar na tampa do porta-malas.
06. Verifique no porta-malas a presença do carrinho dobrável Modubox (C4 Picasso). Monte e desmonte o carrinho para verificar seu funcionamento. Verifique a presença e a integridade dos encaixes e da fita de velcro vermelho de fixação do carrinho.
07. Verifique a presença da lanterna destacável do porta-malas. Teste sua dupla função: luz do porta-malas e lanterna recarregável.
08. Confira a presença da tampinha na tomada de forca 12V do porta-malas (lado esquerdo).
09. Teste o funcionamento dos bancos escamoteáveis (Grand C4 Picasso).

D) Interior:

01. Verifique o funcionamento dos cintos de segurança, incluindo os 2 traseiros adicionais para o Grand C4 Picasso. Puxe rapidamente para verificar o mecanismo de travamento.
02. Verifique as indicações de uso dos cintos de segurança no computador de bordo. Os bancos dianteiros possuem sensor de presença por peso. Teste o funcionamento deles.
03. Verifique a presença do extintor de incêndio. Ele fica num suporte na frente do banco do passageiro da frente. Triângulo e extintor não são obrigatórios na Espanha, onde o C4 Picasso e o Grand C4 Picasso são fabricados. Estes itens são colocados no carro somente quando ele chega no Brasil. Infelizmente muitos carros são entregues aos clientes sem estes itens, que são obrigatórios pela lei brasileira. Sem eles, você sera’ multado.
04. Verifique se a caixa de ferramentas do compartimento abaixo do assoalho do passageiro traseiro direito está completa. Abra a tampa destravando o botão giratório. Lá dentro deve ter a chave de roda, a manivela de emergência do freio de estacionamento, o macaco, a haste com argola para reboque, o pino centralizador da roda, 2 calços desmontáveis, a chave de tirar as capas cromadas dos parafusos das rodas e a chave para os parafusos anti-furto das rodas.
05. Observe o funcionamento das tampas de todos os 4 compartimentos do painel. Elas devem fechar firmemente, porém facilmente, sem necessidade de forçar ou bater.
06. Verifique a presença do acendedor de cigarros e também da tampinha da tomada de forca 12V ao lado do acendedor de cigarros.
07. No console central há um cinzeiro destacável com tampa basculante. Verifique a integridade do mesmo e o funcionamento da mola da tampa. Neste console também há pequenos forros de borracha corrugada. Verifique a presença e o encaixe deles.
08. Verifique o funcionamento do sistema de acendimento automático do farol.
09. Verifique o funcionamento do sistema de acionamento automático do limpador de pára-brisa. Acione os limpadores de pára-brisa com esguicho e veja se as borrachas não estão ressecadas (lote antigo, estocagem no sol, etc). Verifique o funcionamento dos lavadores de faróis (Grand C4 Picasso). Verifique o funcionamento dos reguladores de altura do farol.
10. Teste a abertura elétrica da tampa do tanque de combustível.
11. Verifique o funcionamento dos sensores de estacionamento dianteiro e traseiro (Grand C4 Picasso). Teste o sistema de auxilio a manobra, verificando as indicações no painel do computador de bordo. Teste o funcionamento do interruptor de anulação do sistema.
12. Verifique o funcionamento do rádio, CD player e MP3. Teste os comandos do volante. Teste balanço, fader, equalização, volume, sintonia, troca de faixas, etc.
13. Verifique o piloto automático, com controlador e limitador de velocidade (você não conseguira’ testar isto com o carro parado e terá que aguardar o teste dinâmico).
14. Verifique o funcionamento do sistema de rebatimento motorizado dos retrovisores quando o carro e’ fechado (Grand C4 Picasso). Teste o sistema de comando manual do rebatimento dos retrovisores.
15. Verifique o sistema de direcionamento do retrovisor para auxilio a estacionamento e a marcha ré. Depois da manobra completa, quando tirar o câmbio de R, o retrovisor deve voltar a sua posição original.
16. Teste o travamento das portas e fechamento dos vidros. Teste o sistema de abertura da cobertura do teto panorâmico (opcional no Grand C4 Picasso). Teste fechamento dos vidros pelo controle remoto. Um toque longo no controle remoto da chave deve fazer subir os 4 vidros e também fechar o teto panorâmico (Grand C4 Picasso). Verifique se o controle remoto trava e destrava o carro. Veja também se a chave convencional (lâmina) abre e fecha o carro. Teste o funcionamento dos três botões. Faca este mesmo teste com a chave reserva, que deve ser igual a principal. Se você tiver solicitado a instalação de alarme como acessório, teste o seu funcionamento.
17. Teste o sistema de regulagem dos bancos (inclinação, altura, lombar e posição) dianteiros. Teste os encostos de cabeça.
18. Teste o sistema de regulagem longitudinal, de inclinação e de rebatimento do bancos traseiros. Teste os encostos de cabeça.
18. Verifique todas as lâmpadas e iluminação interna (teto central, laterais, teto traseira, por objetos, porta luvas, pés, etc). Teste o dimmer das luzes decorativas (Grand C4 Picasso). Teste o acionamento automático das luzes dos porta-objetos das portas dianteiras (Grand C4 Picasso). Devem acender quando colocar a mão dentro deles.
19. Teste o funcionamento do ar condicionado digital quadrizone (de série no Grand C4 Picasso e opcional no C4 Picasso). Verifique a funcionalidade dos 4 controles independente de temperatura e de velocidade do ar.
20. Verifique se as soleiras de aço inox das portas dianteiras e traseiras estão todas colocadas e alinhadas.
21. Verifique a presença do jogo de tapetes. São 2 dianteiros e 1 integral traseiro. Eles são de carpete, sendo que os tapetes dianteiros têm um bordado “C4 Picasso” nas bordas.
22. Verifique a integridade e bom acabamento das forrações. Veja a costura dos bancos, os encaixes e funcionamento da regulagem dos encostos de cabeça. No Brasil não e’ comercializado versão em couro. Desconfie se a concessionária oferecer este opcional. Isto pode afetar o funcionamento dos air-bags laterais..
23. Verifique o funcionamento de todas as funções do computador de bordo.
24. Verifique o funcionamento de todos os botões do volante, alavancas de seta, faróis e limpador de pára-brisa. Aproveite e teste o sistema de regulagem de inclinação e profundidade do volante.
25. Verifique o funcionamento da alavanca de câmbio. Teste se o motor liga com a alavanca fora da posição P: isto não pode acontecer. Teste se o carro engrena a marcha tirando a alavanca do P para o D, porém sem colocar o pé no freio: isto também não pode acontecer.
26. Teste o funcionamento do freio de estacionamento elétrico, incluindo o seu travamento/destravamento automático e manual.

E) Documentação e acessórios:

01. Verifique se o livrete de garantia está devidamente preenchido com seus dados, com dos dados do veículo, com o número do chassi (VIN) e com os dados da entrega, assim como o carimbo da concessionária.
02. Na bolsa do manual original (com 3 compartimentos, de plástico cinza e logotipo Citroen) verifique a presença de todos os itens: Manual do Proprietário, livrete de garantia, livrete da rede de assistência técnica, manual de direção segura, 2 (dois) cartões com o código das chaves e 1 chave reserva (igual a original).
03. Solicite a concessionária uma cópia da nota fiscal de compra. O ideal é a segunda via que normalmente não tem utilidade para a loja. Porém, se não for possível, solicite uma cópia xerox de boa qualidade. Este item é importante para referências futuras e para também comprovar o “pedigree” do carro na hora de vendê-lo usado.
04. Caso tenha solicitado, verificar a colocação do insulfilm do carro, tanto a questão de bolhas como acabamento. Atenção para a chancela (marca d’água) com a transparência do filme em todas as janelas. Esta marca d’água e’ obrigatória por lei. Outro detalhe: a lei proíbe o uso de insulfilm no pára-brisa.
05. Conferir os refis do aromatizador de ambiente. De fabrica e’ fornecido uma caixinha com 2 refis de fragrâncias diferentes. A caixinha deve estar lacrada.
06. Teste a chave reserva para saber se ela é mesmo a do seu veículo. Se houver alguma troca, vc só vai saber quando precisar dela, e aí, já será tarde demais.

F) Saindo com o carro:

01. Esteja seguro de conhecer todos os comandos e itens do carro antes de colocá-lo em movimento. Solicite todos os esclarecimentos necessários sobre o carro antes de sair da concessionária.
02. Com o carro em movimento, acostume com ele, sinta o carro. Não abuse. Você não vai querer um carro acidentado a menos 500 metros da concessionária.
03. Pare no posto mais próximo possível. Nunca tente chegar a um posto mais distante por ser o seu preferido. Se tiver preferência por determinado posto, coloque 5 ou 10 litros no primeiro que tiver mais próximo da concessionária e posteriormente complete o tanque no posto de sua preferência. Alguns clientes já tiveram pane seca logo ao sair da concessionária. Dê preferência ao uso de gasolina aditivada e, se possível, tipo premium ou podium.
04. Observe o rodar do carro, ausência de trepidações, vibrações, ruídos ou outras anomalias. Qualquer inconveniente que for detectado deve ser comunicado imediatamente ao fabricante para correção. Volte a concessionária assim que possível e relate a anomalia. Sempre faça registro da reclamação no SAC da Citroen (0800 011 8088). Isto ajudará no acompanhamento da solução.
05. Sempre que levar o carro para qualquer tipo de serviço na concessionária, seja reclamação, garantia ou manutenção periódica, solicite cópia da OS (ordem de serviço). Também solicite nota fiscal para os serviços que tiverem custo. Isto e’ muito útil para gerar histórico no caso de ser necessário atuar junto ao fabricante devido a algum defeito crônico ou vício do produto.

Imprima esta lista, e entregue ao seu vendedor alguns dias antes de pegar o carro. Isto deverá induzi-lo a checar os itens relacionados, para não ser surpreendido por algum defeito na hora de te entregar o carro. Tal procedimento deve minimizar a incidência de pequenos defeitos, e poupar muito tempo e aborrecimentos para você. De qualquer maneira, apesar disto, não deixe de verificar todos os itens junto com ele, antes de sair com o carro da Concessionária.

Boa sorte, e parabéns pela compra.

PS. Queria agradecer a nosso companheiro fabio_sd, que se dispos a desenvolver este texto para nós. Valeu fabio, obrigado pela ajuda.

_________________
Bruno Figueiredo.


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